E abaixo listamos algumas dicas importantes no nosso dia-a-dia:
- Ao comprar Lâmpadas e Eletrodomésticos, dê preferência aos que tem o selo PROCEL de economia de energia.
- Assista TV sempre junto da família.
- Desligue os aparelhos quando ninguém estiver usando.
- Evite deixar aparelhos em Stand By ( ligados na tomada ).
- Elimine vazamentos ( economizando água você também está economizando energia ).
- Na hora de comprar ventiladores, lembre-se que quanto maior as hélices, maior o consumo de energia.
Dicas com o Condicionadores de Ar:
Mantenha o filtro sempre limpo e o termostato regulado, a potência (BTUS) deve ser adequada ao tamanho do ambiente, mantenha portas e janelas bem fechadas quando ligar o ar condicionado, proteja a parte externa do ar condicionado da exposição solar, não bloqueie a grade de ventilação e ao sair do ambiente, desligue o aparelho.
Dicas com Chuveiros Elétricos:
Evite banhos demorados nos horários de pico (entre 18:00h e 21:00h), a chave na posição verão reduz em até 30% o consumo de energia, ao ensaboar-se desligue o chuveiro, ao substituir as resistências, prefira as originais e não faça emendas e adaptações para ligar o chuveiro.
Dicas com Refrigeradores:
Instale sempre em locais arejados e afastados das paredes e do fogão, não deixe a porta aberta e evite abrí-la várias vezes, tire e guarde alimentos de uma só vez, não guarde alimentos quentes e destampados, não forre as prateleiras, pois dificulta a circulação do ar, regule o termostato e evite pendurar roupas para secar na parte de trás, descongele regularmente, ao viajar por períodos prolongados, esvazie e desligue da tomada, mantenha a borracha de vedação da porta em bom estado, periódicamente verifique o seu estado usando uma folha de papel para testar a vedação. Passe entre a geladeira e a borracha e veja se ela passará facilmente, caso passe fácilmente a vedação não está boa.
Dicas com Roupas:
Junte grande quantidade de roupas para lavar ou passar de uma vez, evite ligar a máquina de lavar com pouca roupa ou o ferro para passar apenas uma peça, controle a quantidade de sabão usado na máquina de lavar para evitar ter que enxaguar novamente as roupas, mantenha o filtro da máquina de lavar sempre limpo, desligue o ferro quando for interromper o serviço por alguns momentos e use a temperatura indicada para cada tipo de tecido e comece sempre pelas mais leves.
Dicas com Iluminação:
Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes, essas lâmpadas consomem até 30% do consumido pelas incandescentes, durante o dia aproveite a iluminação natural, abra janelas e cortinas, apague as lâmpadas de ambientes desocupados, mantenha limpos globos, arandelas e luminárias, utilize sensores de presença nas áreas de menos circulação, procure pintar paredes e tetos com cores claras, elas ajudam o reflexo da luz e diminuem a necessidade de iluminação artificial e fazem com que lâmpadas menos potentes tenham um ganho melhor em luminosidade. Mesmo se sua decisão for por uma cor mais escura, mantenha o teto branco, para que a luz artificial se reflita melhor.
Dicas com Bombas D'água:
Evite ligar a bomba várias vezes, escolha um horário durante o dia para ligá-la até encher a caixa dágua, elimine vazamentos, regule o tempo das válvulas de descarga e verifique o nível das boias de descargas e da caixa d'agua.
Dicas com Instalações Elétricas:
Elimine emendas mal feitas, fios ou cabos desencapados ou com isolamento comprometido, evite o uso de divisores (benjamins), pois eles provocam sobrecarga nas tomadas e podem causar acidentes, elimine a sobrecarga nos circuitos para evitar o aquecimento dos fios e ao adquirir equipamentos elétricos confira a voltagem e a carga gerada pelo aparelho para saber se a instalação elétrica suporta essa nova carga.
Na dúvida, contrate um eletricista habilitado para verificar suas instalações e evite curiosos, pois instalações mal feitas podem causar acidentes e consumo elevado.
É aquela máxima: "As vezes o barato sai muito caro !"